Nietzsche vai ao cinema
Nietzsche vai ao cinema ou, o cinema vai a Nietzsche…?
Friedrich Nietzsche (1844-1900) tornou-se um filósofo bastante popular, sua filosofia influenciou a obra de muitos filósofos e, atualmente é possível enxergar com certa clareza a forte influência que o filósofo alemão ainda exerce, para além da filosofia…
filmes de caráter biográfico afim de destacar certas particularidades sobre a biografia de Nietzsche que, certamente, são determinantes para compreender algumas nuances de sua filosofia.
1.Dias de Nietzsche em Turim(2011) | Júlio Bressane
O filme procura recriar o período entre abril de 1888 e janeiro de 1889, em que o filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900) viveu na cidade de Turim, na Itália. Foi lá que Nietzsche escreveu alguns de seus textos mais conhecidos, como “Ecce Homo”, “Crepúsculo dos Ídolos” e “Os Ditirambos” e entregou-se totalmente às suas próprias idéias, envolvendo-se com a arte, a ciência e sua própria vida.
Sim, é um filme nacional sobre um filósofo alemão e, sim, vale a pena assistir!
2. Quando Nietzsche chorou (2007) | Pinchas Perry
O filme é baseado no romance de Irvin Yalom e narra o encontro fictício entre o filósofo alemão Friedrich Nietzsche e o médico Josef Breuer, professor de Sigmund Freud. Nietzsche é ainda um filósofo desconhecido, pobre e com tendência suicidas. Breuer é procurado por Lou Salome, amiga de Nietzsche, com quem teve um relacionamento atribulado. Trata-se de uma oportunidade para conhecer melhor o pensamento e alguns posicionamentos de Friedrich Nietzsche pois, ainda que se trate de uma ficção o filme faz alusão a importantes eventos reais como, por exemplo, certas particularidades do relacionamento entre Nietzsche e Lou Salome.
Comentários
Postar um comentário